top of page

Atividades

No passado dia 26 de outubro, o TraVivASus - Clube de Ciência Viva da EB de Palmeira, marcou presença na iniciativa "HQMSE hoje quem manda sou eu", promovida pela Rede de Centros Ciência Viva. Esta iniciativa promove a mobilidade entre os diretores dos 20 centros de Ciência Viva do país e durante estes dias a diretora do CV de Braga foi Rosalia Vargas, presidente da rede dos Centros de Ciência Viva e diretora do CV do Pavilhão do Conhecimento (Lisboa).


O momento "Café de Ciência" reuniu à mesma mesa académicos, investigadores, divulgadores de ciência e políticos, para discutir o Soft Power da ciência, na diplomacia e na sociedade.


Um momento bastante enriquecedor pela partilha de vivências e experiências entre personalidades, como o presidente da autarquia Ricardo Rio, o embaixador Eugénio Anacoreta Correia, Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, ou Nuno Sousa, neurocientista e presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.


Como potenciar a ciência e a sociedade no exercício do seu trabalho? Tem força o soft power?




1 visualização0 comentário

Com o intuito de celebrar o dia mundial da alimentação (16 de outubro),  realizou-se, na Biblioteca da Escola Básica de Palmeira,  a palestra  “Alimentação saudável”,  promovida pela divisão do ambiente da Câmara Municipal de Braga, em parceria com o Clube Ciência Viva TraVivASus e o Eco-Escolas da EB23 de Palmeira.

Esta palestra teve como público-alvo todos os alunos de 9.º ano da escola.

Sublinhou-se a importância de uma de uma dieta equilibrada, destacando-se a necessidade de incluir uma ampla variedade de alimentos, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas e gorduras saudáveis.




1 visualização0 comentário

Na semana do Ecoescolas, no dia 19 de março foi dia de oficinas nas instalações do Clube TraVivASus, para algumas turmas de 8.º ano.

Mais uma vez, estas duas entidades colaboraram na sustentabilidade ambiental, promovendo a reutilização. Assim, foi feito papel e sabão de uso doméstico, reutilizando papel e óleo de cozinha, respetivamente.

A orientar as oficinas, para além das coordenadores das referidas entidades, estiveram dois alunos do Clube de Ciência Viva, Aisaac, aluno do 9.ºA, especializado no fabrico do sabão, e Cassandra, do 8.º A, especializada no fabrico de papel reciclado. Ambos se portaram como verdadeiros cientistas, explicando e fabricando o sabão e o papel reciclado perante os seus colegas.

Foi mais um sucesso do Clube e do Ecoescolas que em muito orgulhou as suas coordenadoras!



21 visualizações0 comentário
bottom of page